Menu Principal

Livros Publicados

Escola não é Depósito de Crianças: A importância da família na educação dos filhos
  Por que ler este livro?
          Este não é apenas mais um livro entre centenas voltados à educação. Ele tem um diferencial, pois além de trabalhar conceitos como família, escola, educação, protagonismo social e docência, apresenta o estudo de caso de uma escola pública que saiu de uma condição de “escola castigo”, para os profissionais e alunos, e se tornou um exemplo a ser seguido por outras instituições.
              Essa escola foi escolhida como estudo de caso por trabalhar com a maioria dos conceitos citados na obra e ter sido por anos desacreditada por políticos e educadores. Ela trabalha com os ideais do educador Anísio Teixeira, segundo o qual “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.
              Essa instituição não teria êxito sem a ajuda de seus educadores, gestores, família e de toda a comunidade escolar. Ela também contou com profissionais como gestores, administradores e educadores que fizeram a diferença e acreditaram no sucesso diante da indiferença de alguns pseudoeducadores, profissionais que deixaram de ser vítimas dos problemas e se tornaram exemplos de sucesso.
                      

Principais temas abordados: 
         Família
         Educação e Escola
         Devir e Protagonismo Social
         Docência: Profissão ou Serviço de Utilidade Pública?
         Escola que fez a diferença: Estudo de Caso
     

   Autor:
           Wolmer Ricardo Tavares.
   Ano:
           2012.

 

 

Caixa de Pandora: Por uma Educação Ativa
  Lendo esse livro você poderá entender que:
         Os homens receberam dos deuses uma caixa denominada “a caixa da felicidade”. Tal felicidade existia porque todos os males estavam dentro desta caixa e Pandora não se conteve e acabou abrindo. Todos os males escaparam ficando apenas a esperança. A esperança para muitos é um bem, o que diverge de Nietzsche, pois segundo o autor, ela é o pior dos males, porque prolonga o tormento de todos nós, e a educação não pode se basear em uma esperança e sim em atitudes que façam prevalecer o senso crítico de nossos alunos.
           Não podemos ficar apenas na esperança que o Brasil evolua sem erradicar de vez o analfabetismo. Erradicar o analfabetismo não significa mascarar a realidade, pois apenas 25% da população é alfabetizada plenamente, ou seja, os restantes são analfabetos funcionais. Quando resolvermos o problema do analfabetismo iremos melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que tem também a alfabetização e a educação como fatores preponderantes.
           O docente precisa fazer com que o educando seja o próprio protagonista de seu destino, o que ocorrerá através de uma mediação pedagógica fazendo com que esse educando fuja ao ócio mental influenciando a um saber pensar para que este possa encontrar o seu verdadeiro tesouro que é o conhecimento.
           

Principais temas abordados: 
         Além da Caixa de Pandora
         Ambiente Escolar
         Realidade Mascarada
         Cidadania Ativa x Desenvolvimento Sócio Econômico
         Síndrome de Joanesburgo e a Educação
         Transgredindo a Tradicional Função da Escola
         Novos e Velhos Paradigmas da Escola
         O Ócio Mental
         O Educador e o Estresse Profissional
         Educação: Asas de Ícaro?
         Abrindo a Caixa de Pandora
         Um DéJÀ-Vu na Educação
         e muitos outros temas pertinentes

   Autor:
           Wolmer Ricardo Tavares.
   Ano:
           2010.

 

Gestão do Conhecimento, Educação e Sociedade do Conhecimento
  Lendo esse livro você poderá entender que:
         Em nossa contemporaneidade, alguns acontecimentos nos impõe a refletir sobre a maneira de ser, pensar e agir. Essa reflexão nos remete a gestão do conhecimento e a educação na sociedade do conhecimento, sendo que essa sociedade nos leva a uma visão mais crítica e clara desses acontecimentos emergindo múltiplas visões e realidades.
           Essas multiplicidades são oferecidas para quem desenvolve um conhecimento essencial, e suas ramificações estão ligadas à ação o que será oriunda de uma educação de qualidade e transformadora, o que não se limitará apenas a um conhecimento formal acadêmico.
           A educação mais uma vez deverá ser vista como um agente determinante e o principal responsável por impulsionar as transformações nas organizações e deverá ser vista também como a chave mestra para o desenvolvimento do indivíduo e a evolução da organização, para que esta sobreviva a um mundo sem fronteiras.
           A sociedade ocidental algumas vezes ignora elementos como: conhecimento, organização aprendente, monitoramento ambiental e educação, temas estes que são de suma relevância para a sobrevivência de qualquer organização e/ou profissional em um mercado de acirrada competitividade.

 

Principais temas abordados: 
         Da Informação ao Conhecimento
         Organização e Gestão do Conhecimento
         Planejamento Estratégico Focado na SWOT
         Da Sociedade Industrial a Sociedade do Conhecimento
         Educação: Agente Determinante Crítico
   Autor:
           Wolmer Ricardo Tavares.
   Ano:
           2010.

 

Gestão Pedagógica: Gerindo Escolas para a Cidadania Crítica
  Lendo esse livro você poderá entender que:
         É um livro que mostra que a educação não é para ser padronizada e, tampouco, deve ser limitada a um simples compêndio a ser traduzido em plano de ação sem uma visão holística. Essa visão se faz mediante uma gestão pedagógica e escolar.
           Alguns gestores, por desconhecerem conceitos intrínsecos nesta obra, deixam de oferecer algo a mais para alavancar uma educação que leve o educando a um protagonismo, fazendo com que a criticidade seja um norte para interagir e mudar todo o redor no qual o educando se encontra inserido.
           Para uma minoria elitizada, a educação não se limita apenas a um apanhado de conteúdos considerados essenciais para a vida do educando. Por isso, cabe ao gestor tanto escolar quanto pedagógico não só conhecer mas também aplicar conceitos, como teoria de Gestalt, inteligência emocional, letramento, crowdsourcing,sensemaking, educação social, socialização, gestão de pessoas, dentre outros, todos tão relevantes quanto os anteriores. Diante desse novo conhecimento, os gestores poderão se sentir mais confiantes para direcionar seus educandos a uma educação para a vida. Esses conceitos são tão relevantes quanto os já citados.

Principais temas abordados: 
         Gestão Escolar
         Gestão Pedagógica
         Educação
         Gestão e Educação Social
         Gestão de Pessoas Versus Educador
   Autor:
           Wolmer Ricardo Tavares.
   Ano:
           2009.

 

Docência: um momento reflexivo
  Lendo esse livro você poderá entender que:
         Todos os indivíduos esperam ter ou oferecer a seus entes queridos uma educação na qual prime qualidade, qualidade essa que prepare os educandos para enfrentarem uma sociedade altamente competitiva e que dê base para que esses alunos possam ser críticos e terem condições para construir seus próprios conhecimentos. Para que esta educação não fique apenas em meras fantasias, os educadores necessitam desenvolver a criticidade de seus alunos, não através de um pacto a que muitos denominam pacto da mediocridade, onde muitos professores fingem que ensinam e grande parte dos alunos finge que aprendem. Os educadores precisam desenvolver um saber pensar em seus alunos.

Principais temas abordados: 
         Conhecimento
         Docência
         Educação
         Educador
         Escola
   Autor:
           Wolmer Ricardo Tavares.
   Ano:
           2007.

 

Introdução a Engenharia de Produção – Estrutura, Organização e Legislação
  Lendo esse livro você poderá entender que:
         Os meios de produção, hoje mais do que nunca, exigem eficiência, rapidez e qualidade nos produtos que colocam à disposição de seu público. O consumidor tornou-se mais esclarecido, exigente, participativo e atuante perante as empresas, seja para cobrar, elogiar ou criticar. Além disso, teve seus direitos respeitados com a criação, pelo governo, de órgãos para a sua defesa, como o CONAR, PROCON, IDEC, entre outros. Diante dessas mudanças, os produtores e empresas de serviços tiveram que fazer uma reestruturação de suas atividades.
         Com isso, hoje se sobressai quem oferece o melhor preço, o prazo mais curto, a melhor qualidade e assistência pós-venda. Mais que isso, ainda nesse aspecto levam vantagem empresas que têm um compromisso social, quer seja no que respeita o combate à poluição do meio ambiente, a não-utilização de mão-de-obra infantil, o combate à pirataria, entre outros fatores. Baseados nessas premissas, os autores desenvolveram este estudo, sem dúvida, da mais relevante importância não só para o meio acadêmico, mas também para os que pretendem se tornar engenheiros da produção ou empreendedores.
         Esta obra apresenta conceitos, problemas e soluções para que o engenheiro da produção tenha reconhecido desempenho e, com isso, traga lucros à empresa ou ao seu próprio negócio.

Principais temas abordados: 
         Origens da Engenharia de Produção
         Engenharia de Produção e Operações
         Engenharia de Produção e Planejamento Estratégico
         Engenharia de Produção e Marketing
         Engenheiro Empreendedor
         Engenharia e Legislação

   Autores:
           Alvim Antônio de Oliveira Netto
           Wolmer Ricardo Tavares.
   Ano:
           2006.

 

Marketing de Relacionamento – DATABASE MARKETING: Uma estratégia para aplicação em mercados competitivos
  Lendo esse livro você poderá entender que:
         Como é construída a infraestrutura de informações para a elaboração de uma estratégia de  marketing real e vencedora.
         A interação entre os conceitos do marketing, do planejamento estratégico e da Tecnologia de Informação na condução de empreendimentos modernos.
         O posicionamento dos profissionais destas áreas, frente ao mercado competitivo e à disponibilidade das várias alternativas tecnológicas e de gestão para vencer os desafios.
         Por que o database marketing é algo essencial para a construção do marketing da atualidade.
         Como empresas de qualquer porte (através de casos estudados e dos exemplos) podem se beneficiar ao implantarem o database marketing.

Principais temas abordados: 
         Conceitos de Tecnologia da Informação para database marketing
         Conceitos de processo de marketing atual
         Informações e conhecimento para marketing
         Implantação de database marketing em ambiente empresarial
         Estudos reais de casos de marketing e apoio em Tecnologia da Informação
         Novas formas de negócios - como o e-business - e o database marketing
         Novas formas de gerir empreendimentos e seu apoio em TI
         Projetos completos de database marketing

Por que ler este livro? 
         É apoiado em casos brasileiros, diante da realidade nacional de empreendimentos localizados no país
         Não é um texto concentrado numa só área, buscando a fusão de conceitos de ambas, permitindo a compreensão completa da solução pretendida
         Com extensa revisão da literatura do setor, permitindo seu uso em ambiente acadêmico para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa
         Permite uma orientação na implantação de database marketing, através da abordagem conceitual, do planejamento e dos vários exemplos estudados
         Parte do básico, não demanda pré-requisitos para sua leitura, servindo à qualquer leitor, sem barreiras ou exclusões

   Autores:
           Carlos Alberto Gonçalves
           George Leal Jamil
           Wolmer Ricardo Tavares.
   Ano:
           2002.

   
 

Configuração Mínima Recomendada 800 x 600 Color
Desenvolvido por

 
Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados ®