|
Artigos Publicados
Informação na Dimensão Competitiva
Para
que seja possível o estudo da Tecnologia da Informação, o seu gerenciamento e
implantação nas organizações, através dos Sistemas de Informação,
torna-se necessário o completo entendimento do significado do termo "informação";
bem como do seu relacionamento com o conhecimento
e os dados.
Diversos
autores elaboraram teorias com o objetivo de diferenciar conceitualmente dados,
conhecimento e informação. Segundo Shanon
(1948), informação é sempre algo novo; se alguém lhe diz algo que já
conhece, não há nenhuma transmissão de informação nesse diálogo. Dados ou
fatos, para se transformarem em informação, devem solucionar alguma incerteza.
Enquanto os dados e os fatos ocupam a memória, a informação preenche o
intelecto. Já Diener
(1977) diz que enquanto os dados se referem a fenômenos ligados à percepção
e aos sentidos, o conhecimento e a informação são relacionados a fenômenos
conceituais e, portanto, estão associados ao nível cognitivo de percepção.
Sob este ponto de vista, os dados são percebidos pelos seres humanos através
dos estímulos sensoriais - visão, audição, tato, sabor e olfato. Os dados
podem, então, ser utilizados pelo homem na sua forma primária ou serem
trabalhados, servindo de matéria-prima para processos cognitivos, dando origem
a informação e ao conhecimento.
Na
teoria de Saracevic
(1981), a informação é vista como um conjunto de dados que possuem valor no
processo de tomada de decisão. Sob este aspecto, a informação é associada a
um valor (seja ele estético, moral, ético, econômico ou social) que afeta as
decisões humanas, de qualquer tipo. Relacionada a esta definição há um
importante questão que deve ser considerada: a informação isoladamente não
apresenta valor próprio; ela apenas tem valor quando utilizada em algum
processo de decisão. Não é a informação propriamente dita, mas sim o seu
uso, o que o torna útil para o indivíduo e a sociedade.
Podemos
constatar então que a informação tem um lado humano e comportamental, ela ao
contrário dos dados, exige muito análise e é difícil de transferir com
absoluta fidelidade. As empresas hoje têm investido muito nas informações, em
seu uso e principalmente em se produzir conhecimentos, pois esta é a informação
mais valiosa e, conseqüentemente, mais difícil de gerenciar. É valiosa
precisamente porque alguém deu a informação um contexto, um significado, uma
interpretação; alguém refletiu sobre o conhecimento, acrescentou a ele sua própria
sabedoria, considerou suas implicações mais amplas.
As
atividades relacionadas à informação, por todo o mundo, estão passando por
um processo de rápidas e grandes transformações. Isto envolve influência de
novas idéias provenientes de diversas disciplinas, expansão de aplicações,
desenvolvimento de novos sistemas, técnicas e tecnologia, e, principalmente,
ampliação e desenvolvimento de novas teorias.
A
informação transformou-se em recurso fundamental em qualquer organização. A
empresa moderna fabrica menos produtos e mais e primeiro informação.
Cabe
ressaltar que o mito do “ter muita informação é fundamental” deve ser
derrubado. O importante é ter a informação que se possa fazer algo de útil
com ela.
A
maneira mais significativa de diferenciar sua organização de uma concorrente
qualquer, é fazer um trabalho destacado com a informação. Observe que na
atualidade, a informação é o grande diferencial nas organizações. O modo
como você reúne, administra e usa esta informação, determinará se sua
organização terá êxito ou se ficará apenas com a mediocridade.
|