| 
      
      
      
       | 
    
	Artigos Publicados
	
	
	  
	Data WareHousing, este é o diferencial ! 
	
								 
                              	Desde os 
primórdios da informática, vem-se mostrando uma importância em diferenciar 
dados, informação e conhecimento, para que assim possa-se aplicar corretamente 
as ferramentas criadas para uma melhor gestão das empresas e/ou organizações de 
maneira mais eficiente e eficaz. 
								 
								Os dados são componentes básicos a 
partir dos quais a informação é criada, informação são os dados dos analisados 
e/ou avaliados e inseridos em um contexto, a partir da informação surge o 
conhecimento que nos auxilia nas tomadas de decisões necessárias, trazendo a tão 
esperada vantagem competitiva.  
								 
								Uma vantagem está embasada em 
quatro pontos, sendo eles: 
								 
								      
								  Custo 
– onde o produtos e/ou serviços mais baratos; 
								 
								      
								  Valor 
– melhor relação custo x benefício; 
								 
								      
								  Foco 
– Atender melhor as necessidades específicas do cliente e  
								 
								      
								  Manobrabilidade – Habilidade de adaptar-se às mudanças de necessidades do 
mercado. 
								 
								Tendo ênfase a vantagem competitiva, 
a vida digital desta semana falará sobre uma metodologia de desenvolvimento, um 
conjunto de ferramentas, um modelo de dados, um banco de dados, um patrocinador 
e um ciclo de vida, a todo este conjunto de coisas, denominamos Data Warehousing. 
Ele  não se trata apenas de um banco da dados para perguntas e respostas sobre 
seu negócio 
								 
								O Data Warehousing nos permite 
raciocinar de forma orientada ao tempo, tendo o passado para se aprender e 
evitar repetidos erros, o presente para se analisar os fatos e permitir a 
correta adaptação entre eles e o futuro para a previsão das tendências 
mercadológicas permitindo que se ganhe a batalha antes mesmo dela começar, ou 
seja, o Data Warehousing é a infra-estrutura que permite que se empregue o 
raciocínio estratégico, aprendendo com o passado, adaptando no presente e 
posicionando-se para o futuro 
								 
								Quando uma empresa e/ou organização 
utiliza um Data Warehousing, ela consegue: obter, manter e expandir a base de 
clientes; fornecer serviços de melhor qualidade, mais rapidamente e a um custo 
bem mais acessível; antecipar tendências mercadológicas e posicionar-se mais 
rapidamente sendo pró-ativo e gerenciar a empresa e/ou organização de forma mais 
eficiente e eficaz.  
								 
								Com tantas tecnologias no mercado, 
nos resta a seguinte pergunta: Quando minha empresa e/ou organização necessitará 
de um Data Warehousing? Para se ter resposta a esta pergunta, é necessário que 
se tenha respostas a outras perguntas como: Sua empresa baseia-se em informações 
para tomada de decisões ou se baseia puramente em intuição? O segmento de 
negócio de sua empresa é caracterizado por um forte concorrência e mudanças 
rápidas? A base de clientes de sua empresa e/ou organização é grande e 
diversificada? Os dados estão duplicados em diversos locais? A sua empresa e/ou 
organização está distribuindo o processo decisório, buscando maior agilidade? Se 
todas estas perguntas tiveram respostas SIM é sinal que já está na hora de se 
pensar em aplicar tal tecnologia em sua empresa e/ou organização 
								 
								Além 
de todas essas perguntas, restar dúvidas quanto a aplicação ou não de um Data Warehousing, observe as 
vantagens que tal tecnologia poderá trazer para sua empresa e/ou organização: 
simplificação do processo decisório; melhor qualidade e confiabilidade dos 
dados; acesso mais rápido as informações; facilidade de uso; vantagem 
competitiva; menor custo de operação, maior estabilidade do modelo de dados, 
manutenção dos dados históricos on-line, além de todas estas vantagens, temos 
alguns benefícios como: melhoria na administração do 
negócio decorrente da manutenção dos dados de superte a decisão em uma única 
base de dados; redução e eliminação de processos redundantes de coleta de dados; 
melhoria no nível de conhecimento dos clientes e economia com a redução de 
estoques. 
	
	
       
	  |