Menu Principal

Artigos Publicados

Benchmarking - Um Diferencial para as Organizações

O benchmarkig é um processo contínuo de comparação. Na maioria das vezes, não precisamos reinventar o que já foi criado. Ele tem por base suprimir os processos que estão lesando a organização ou gastando excessivos recursos, com uma geração do valor questionável; extrair o máximo de benefício de cada centavo gasto com a melhoria dos processos. Basta observarmos o nosso meio, e teremos então todas as coisas necessárias para que assim possamos realizar um serviço de excelência para nossa empresa. Claro que estas observações apenas não bastarão. Teremos que enxergar as coisas por um outro ângulo, isto é, além de usarmos as informações que nos cercam, teremos que usar o bom senso para agregar valores a mesma.

Imagine que se a cada novo lançamento de carro, as montadoras tivessem que reinventar os pneus, a tecnologia para a carcaça, os parafusos, vidros, etc. Estaríamos ainda, séculos e séculos atrasados com os meios de locomoção. Poderíamos estar modernos o bastante para termos lindas e confortáveis carroagens com tração animal 2x2 (dois cavalos na frente e dois atrás) ou 4x4, cobertura de lona de várias cores e hipermeáveis. O mesmo se daria com as telecomunicações, informação, Administrações públicas e outros serviços.

Precisamos nos aprimorar cada vez mais, isso se dá ao aumento da competitividade mundial, que vem cada vez mais aumentando nas últimas décadas. Hoje as empresas tem que no mínimo oferecer um produto ou serviço com alta qualidade e baixíssimo custo se a mesma desejar assim, um lugar no podium de liderança do mercado. Benchmarking veio devido a uma grande necessidade de se ter mais informações, de forma a aprender rapidamente como corrigir um problema empresarial.

A técnica de benchmarking tem como objetivo o estudo através da comparação de desempenho com a concorrência e com ótimos referencias, tendo assim, a função de ocupar uma posição de liderança no mercado. Estes estudos, organizados em projetos, devem identificar serviços e processos de alto nível de Qualidade em outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como tais resultados são obtidos, e incorporar o conhecimento agregando assim um maior valor a seus processos e serviços.

Para ser líder no mercado, é necessário considerar a técnica de Benchmarking como um processo contínuo de medição e de implementação de melhorias. Normalmente não basta empregá-la uma única vez para alcançar a primeira posição, pois uma vez aplicado o Benchmarking, às necessidades irão exigir a contínua aplicação do mesmo para manter a liderança da empresa. Os profissionais do Benchmarking devem estar atentos para a política de informação, ela não poderá ser uma Monarquia informacional (no qual o único e poderoso executivo toma todas as decisões) e sim Federalismo (no qual uma grande equipe de gerentes chega a um consenso sobre a política informacional), e não devem deixar imperar o Ambiente informacional Feudal, no qual os executivos de cada divisão esforça-se para acumular e ocultar informações. As informações pelo contrário, devem e têm que ter livre acesso de movimentação. Caso o ambiente informacional Feudal aconteça, comprometerá todos os trabalhos realizados, pois Benchmarking é sinônimo de parceria e reciprocidade.

Quando uma empresa se propõe a fazer um Benchmarking, ela deve saber quais tipos existem e qual se adequa a ela, tendo isto já definido, ficará mais fácil então traçar seus objetivos. Benchmarking é um método de comparação de processos de trabalho. Os japoneses chamam de “Dantotsu” é o mesmo que se tornar o melhor dos melhores “Best of the Best” com base no alto aprimoramento, busca dos pontos fortes dos concorrentes e assim superar tais pontos. Para uma boa aplicação é necessário um bom líder e uma ótima equipe com mente criativa.
Voltar a Página Anterior

 

Configuração Mínima Recomendada 800 x 600 Color
Desenvolvido por

 
Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados ®